O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996 na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná.

Localiza-se no bairro Jardim Schaffer (Vista Alegre) e é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.

O Bosque é rico em atrações: o Oratório Bach - uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos - com um mirante; a trilha João e Maria; a Casa Encantada - com uma biblioteca infantil; a Praça da Cultura Germânica, além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.

O Portal Alemão, na Praça da Cultura Germânica do Bosque Alemão, reproduz a fachada da Casa de Mila, residência de 1870 construída por imigrantes alemães na antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira, hoje Barão do Serro Azul, no Setor Histórico de Curitiba.

O Oratório Bach é uma sala para concertos musicais, com capacidade para 100 pessoas, e uma homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. Encontra-se na entrada superior do Bosque e está instalado numa réplica de uma antiga igreja presbiteriana do bairro Seminário, construída em madeira, em 1933, com elementos decorativos neogóticos.

A Torre dos Filósofos possui um mirante em madeira, de quase 20m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica de Curitiba. Já a Casa Encantada é uma reprodução da Casa da Bruxa do conto João e Maria. Lá está instalada a biblioteca de contos infantis. As visitas são diárias, das 8h às 18h.

 

 

Loja: Rua Professor Milton Carneiro, 37 Pilarzinho - Curitiba - PR (41) 3584-1136
Seg à Sexta, das 09h às 18h e sábados das 10h às 17h


Confeitaria: Rua Niccolo Paganini, 282, Jardim Schaffer - Bosque Alemão - Curitiba - PR (41) 3338-8385
Seg à Sexta, das 13h às 18h, Sábados e Domingos das 10h às 18h